JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
NOSSO SALVADOR

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PADROEIRA DE TIBAU

CAPELA DE SANTA TEREZINHA, TIBAU - RN
O número 148 de “O Mossoroense”, datado de 24 de novembro de 1922. Noticia que, no dia 5 daquele mês . ÀS 9 HORAS DA MANHÃ. O Padre Manoel Gadelha celebrou a primeira missa em Tibau. O acontecimento foi procedido de benção de fundação do oratório de Nossa Senhora da Conceição. Consta que, pela vontade dos comerciantes  MANOEL TAVARES CAVALCANTE, ANTONIO FLORÊNCIO DE ALMEIDA e FRANCISCO MARCELINO DE OLIVEIRA, aquela santa viria a ser a padroeira de Tibau. Os três comerciantes da praça de Mossoró compunham a comissão organizadora que objetivava construir, ali, uma capela. A essa cerimônia, que aconteceu na residência que outrora pertencia ao saudoso Dr. ALMEIDA CASTRO, compareceram cerca de 300 pessoas, entre fiéis de Mossoró e da praia circunvizinhas. A cerimônia propiciou a Tibau, naquele 5 de novembro de 1922, um dia de intensa movimentação. Com muita festa e até a participação de da banda de Música de Mossoró (BANDA BARAÚNA).
   A partir dessa cerimônia, o senhor FRANCISCO MARCELINO passou a organizar lista de donativos para construção da capela. No Rio de Janeiro. De onde chegara há pouco de curta viagem, ele angariara considerável contribuição para edificação do oratório. Empresas do Rio de Janeiro, como a Companhia Mercantil Brasileira, a firma Dias Garcia e Companhia e a Companhia Comércio e Navegação, contribuíram com eles, alvaiade, cimento e treinamento.
  Nominadas abaixo, famílias tradicionais de Mossoró que veraneavam em Tibau na época e que constam da lista de donativos:
VICTOR PESSOA, RAIMUNDO JOVINO, SABÓIA FILHO, JOSÉ ALVES, FRANCISCO MARCELINO, HORÁCIO NORONHA, EPAMINONDAS CARVALHO, JOSÉ CORDEIRO, RAIMUNDO LEÃO, FRANCISCO RICARTE, JOÃO LEITE,FRANCISCO XAVIER, DELFINO FREIRE, CASSIMIRO PINTO, SOARES JÚNIOR, VIRGILIO CANTANHEIRO, RAIMUNDO RUBICA, entre outros.
Lendo LAURO DO MONTE ROCHA, iremos encontrar a informação de que três anos após o evento religioso acima narrado, o padre MANOEL BARRETO celebrava  a primeira missa na capela de Tibau, mas a padroeira não era Nossa Senhora da Conceição, como queriam os fiéis que em 1922 inauguravam, com grande festa, o seu oratório. A capela inaugurada em 1925 tinha como padroeira a Santa Terezinha, por quem os católicos de Tibau nutrem em grande devoção. Antigos moradores de Tibau contam que a edificação da capela se deu com pedras e argila das Manoelas, e que os religiosos que contribuíram com a construção do tempo ia, buscar o material a pé, trazendo, inclusive, as pedras na própria cabeça

 Os festejos em homenagem a Santa Terezinha acontecem todos os anos, entre o final de setembro e o início de outubro. O ponto culminante é o primeiro de outubro, quando os terços, folguedos e leilões dão lugar à festa de encerramento com missa, procissão e muita demonstração de fé a sua santa de devoção.
FONTE – LIVRO TIBAU EM DOIS TEMPOS, DE MILTON GUEDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS ÁS COISS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO MO A MIM MESMO. AMO AOS MEUS FILHOS E NETOS; AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA